Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região
Imagem do Portal da Justiça Federal
Portal da Justiça Federal da 5ª Região TRF5 Sustentável Selo Justiça em Números

Corregedoria-Geral da Justiça Federal conclui inspeção ordinária no TRF5

17/09/2021 às 15:29:00

A Corregedoria-Geral da Justiça Federal concluiu, nesta sexta-feira (17), os trabalhos de inspeção ordinária no Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5. As atividades, que foram realizadas na modalidade presencial, tiveram início na última segunda-feira (13) e foram encerradas após a inspeção em mais de 30 unidades da Corte. A solenidade de encerramento contou com a participação do corregedor-geral e vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Jorge Mussi, do presidente do TRF5, desembargador federal Edilson Nobre, além dos desembargadores federais do Tribunal, advogados e servidores, que acompanharam a sessão tanto presencial quanto remotamente.

Edilson Nobre iniciou o evento, destacando a importância dos trabalhos realizados. “Esse tipo de iniciativa proporciona uma troca de experiência e de aprendizado entre os órgãos da Justiça Federal. Estamos à disposição para receber as recomendações que se fizerem necessárias para aprimorar os nossos serviços”, declarou o magistrado.

Já o ministro Jorge Mussi adiantou que os resultados colhidos durante a inspeção no TRF5 foram positivos. “Pelos relatos que já me foram repassados, a semana foi de muito trabalho e bastante exitosa, em especial quanto à troca de informações e o registro de boas práticas de gestão”. Mussi destacou, também, o bom desempenho da Corte no que diz respeito às ações na área de tecnologia. “Este TRF5, berço do PJe, pelo que pude perceber, prioriza o princípio da razoável duração do processo, sendo que os recursos tecnológicos oferecidos pelo processo eletrônico são destaques no alcance dos bons resultados aqui verificados. As boas práticas encontradas neste Tribunal devem ser disseminadas, na medida em que agilizam o julgamento dos inúmeros recursos recebidos no Tribunal e proporcionam a economia de recursos públicos”, salientou.

Ainda durante a sessão, o corregedor-geral prestou uma homenagem póstuma ao ministro aposentado do STJ, José Augusto Delgado, que faleceu no último dia 8. “De pulso firme e de coração sensível, com seu carisma e dialética próprios dos grandes homens, o ministro Delgado, como era carinhosamente chamado por todos, arrebatou uma legião de admiradores, dentre os quais eu me incluo. Ele deixa um belíssimo legado de comprometimento com a magistratura e o seu propósito finalístico de ministrar a Justiça com altíssima qualidade, aplicando as leis sem descuidar da humanidade por trás dos conflitos”.

O Relatório de Inspeção do TRF5 será submetido à aprovação do Conselho da Justiça Federal (CJF) e encaminhado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em seguida, será publicado na página eletrônica da Corregedoria-Geral, para que possa ser consultado por qualquer cidadão interessado.


Autor: Divisão de Comunicação Social do TRF5

 Imprimir 

Top