Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região
Imagem do Portal da Justiça Federal
Portal da Justiça Federal da 5ª Região TRF5 Sustentável Selo Justiça em Números

Nota de pesar

09/09/2021 às 10:27:00

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 expressa a mais profunda consternação pelo falecimento, na noite de ontem (8/09), do Desembargador Emérito e ex-Presidente da Corte José Augusto Delgado, que encerrou seus 43 anos de carreira na Magistratura como Ministro do Superior Tribunal de Justiça.

Tendo iniciado a carreira na Magistratura Federal na Seção Judiciária do Rio Grande do Norte, cujo prédio-sede ostenta seu nome, o Ministro Delgado deixa como legado uma brilhante trajetória de devoção ao direito e sobretudo à Justiça.

Era um magistrado reconhecido pela imensa dedicação à missão de julgar, estudioso, inovador, ponderado e sobretudo um ser humano de sensibilidade ímpar, que impactou positivamente na vida de milhares de jurisdicionados e de centenas de servidores: sob sua judicatura, foram proferidas mais de 170 mil decisões.
 
Também professor, foi mestre em unir suas duas vocações, magistratura e magistério, e tornou-se inspiração para alunos, servidores e novos magistrados, deixando lições pessoais e profissionais por onde passou.

Em reconhecimento à importância do Ministro Delgado para a história da Justiça brasileira, o TRF5 decretou luto oficial de 03 (três) dias e manifesta toda a solidariedade aos familiares e amigos, particularmente à esposa, Maria José Costa Delgado, que durante muitos anos foi servidora da Corte, assim como ao filho Magnus Augusto Costa Delgado, Juiz Federal da 1ª Vara da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte.

 
Recife, 09 de setembro de 2021.

Desembargador Federal Edilson Nobre
Presidente do TRF5

 


Autor: Desembaragador federal Edilson Nobre

 Imprimir 

Top