Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região
Imagem do Portal da Justiça Federal
Portal da Justiça Federal da 5ª Região TRF5 Sustentável Selo Justiça em Números

Acessibilidade: TRF5 conclui primeira etapa das obras nos banheiros do edifício-sede

10/06/2021 às 12:46:00

Com o objetivo de oferecer um ambiente mais acessível para os cidadãos, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, através da Subsecretaria de Infraestrutura e Administração Patrimonial (SIAP), promoveu reformas nos banheiros do edifício-sede da Corte. A primeira etapa das obras foi concluída, com a entrega de quase 20 unidades totalmente reformuladas.

Agora, os banheiros feminino e masculino localizados do 9º ao 16º andar e do 7º e 5º pavimentos contam com um espaço exclusivo para pessoas com deficiência, inclusive com a instalação de boxes e pias adaptadas. As obras contemplaram, ainda, a troca de pisos, privadas, divisórias, balcões e a instalação de papeleiras com sensores. As unidades foram completamente reformadas, já que as obras para garantir a acessibilidade atingiriam grande parte da estrutura dos locais. Os banheiros localizados nos demais andares também receberão as benfeitorias. 

As reformas nos banheiros fazem parte de um pacote de obras supervisionadas pela SIAP. Ainda dentro do quesito acessibilidade, o TRF5 inaugurou, no início deste ano, a nova calçada do edifício-sede. Foram reformados 344m da estrutura do pavimento, que recebeu sinalização, piso tátil, rampas para a passagem de cadeiras de rodas e um recuo para a parada de veículos. O projeto foi uma iniciativa da Comissão de Acessibilidade do Tribunal.

Além das reformas dos banheiros e da calçada, também integram o pacote de obras a construção de uma lixeira e a realização dos serviços de manutenção corretiva na fachada do edifício-sede. A construção da lixeira, que tem capacidade para 3.000 litros, desobrigou o Tribunal a manter um contrato com uma empresa terceirizada que fazia a coleta do lixo. Já os trabalhos de manutenção da fachada compreenderam a substituição de algumas placas de mármore, que se encontravam desgastadas pelo decurso do tempo. O serviço é importante para evitar que a água das chuvas provoque infiltrações nas paredes do prédio, além de que contribui para o aumento do período de vida útil da edificação.​


Autor: Divisão de Comunicação Social do TRF5

 Imprimir 

Top