Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região
Imagem do Portal da Justiça Federal
Portal da Justiça Federal da 5ª Região TRF5 Sustentável Selo Justiça em Números

Pleno do TRF5 emite voto de pesar pelo falecimento do criminalista Boris Trindade

09/06/2021 às 19:01:00

O Plenário do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 emitiu, nesta quarta-feira (9), voto de pesar pelo falecimento do advogado Bóris Trindade. O criminalista morreu no último sábado (5), aos 85 anos, em decorrência de complicações da Covid-19.

A proposta do voto foi apresentada pelo desembargador federal Roberto Wanderley Nogueira, que elogiou a trajetória profissional de Bóris Trindade , o qual considerava “um grande advogado, que marcou a história da advocacia criminal do Estado e do Brasil”. O magistrado destacou, ainda, o conhecimento técnico, cultural, além da cordialidade com que Boris Trindade tratava advogados, magistrados, representantes do Ministério Público e clientes.

Para o presidente do TRF5, desembargador federal Edilson Nobre, o criminalista era um exemplo entre os advogados, não só em defesa dos seus clientes, mas, sobretudo, na defesa da justiça. “Foi um profissional leal e empregava toda a sua dedicação na defesa de suas causas”, elogiou.

Além da advocacia, Bóris Trindade se dedicou a projetos culturais, ligados, principalmente, às artes cênicas. Na década de 1980 e 1990, criou a Aquarius Produções Artísticas, produtora responsável por montagens com artistas profissionais e de repertório eclético, expandindo o mercado de trabalho na área na capital pernambucana. No Recife, a Aquarius produziu espetáculos, como “É...”, de Millôr Fernandes, e “Calígula”, de Albert Camus, em 1979, consideradas uma das melhores peças da temporada. Em 1987, a produtora estreou um fenômeno de público, a peça “É uma Brasa, Mora".

O advogado deixou a esposa, Regina, 15 filhos, entre eles, o ator Aramis Trindade, e mais de 30 netos.


Autor: Divisão de Comunicação Social do TRF5

 Imprimir 

Top