Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região
Imagem do Portal da Justiça Federal
Portal da Justiça Federal da 5ª Região TRF5 Sustentável Selo Justiça em Números

TRF5 aprova criação do Juizado Federal Adjunto na 5ª Vara Federal de Alagoas

13/05/2021 às 16:33:00

Nova unidade vai julgar processos de natureza tributária de competência dos JEFs

O Plenário do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 aprovou a criação do Juizado Federal Adjunto na 5ª Vara Federal de Alagoas. A nova unidade vai julgar processos de natureza tributária, cuja competência seja dos Juizados Especiais Federais Cíveis e esteja prevista no art. 3º da Lei 10.259/2001. Ontem, (12), o desembargador federal Edilson Nobre, presidente da Corte, levou a matéria para apreciação no órgão colegiado. A proposta foi aprovada, por maioria, no início da sessão.

A iniciativa tem como objetivo aprimorar a prestação jurisdicional dos feitos submetidos à 5ª Vara Federal, que teve sua competência ampliada para receber o juizado. Com sede na cidade de Maceió/AL, a vara foi implantada pela Resolução nº 5/1999, do TRF5, tendo competência privativa em demandas de execuções fiscais . 

As alterações promovidas na 5ª Vara da Seção Judiciária de Alagoas não importarão em redistribuição dos feitos já em tramitação na data da publicação do ato referente à criação do juizado adjunto. Caberá à Corregedoria Regional do TRF5 resolver os casos omissos na proposta aprovada pelo Pleno.


Autor: Divisão de Comunicação Social do TRF5

 Imprimir 

Top