Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região
Imagem do Portal da Justiça Federal
Portal da Justiça Federal da 5ª Região TRF5 Sustentável Selo Justiça em Números

JF5 divulga resultado da consulta pública sobre Planejamento Estratégico

11/06/2021 às 17:04:00

resultado consulta pública
resultado consulta pública
Foto: Rachel


A Justiça Federal da 5ª Região (JF5) divulgou o resultado da consulta pública sobre o Planejamento Estratégico 2021-2026, realizada entre os dias 26/05 e 1º/06. No total, 1.257 pessoas, entre magistrados, membros do Ministério Público, servidores, advogados e cidadãos participaram da pesquisa, contribuindo com informações e sugestões para a elaboração do documento.

A consulta abordou questões como missão da JF5, objetivos estratégicos, inovação da jurisdição, aperfeiçoamento da governança, da gestão e da infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação, entre outras. O resultado mostrou 94,8% dos respondentes acreditam que incentivar a inovação institucional como forma de prover novas soluções que otimizem os resultados organizacionais deveria ser um objetivo estratégico para o Planejamento. Ainda de acordo com o relatório final, 91,7% dos participantes avaliam que deveria haver um objetivo estratégico voltado para humanizar a jurisdição virtual e torná-la inclusiva e 83,8% destacaram a gestão do conhecimento como fator importante, que merece um objetivo estratégico específico. A partir das respostas, a JF5 acrescentou os temas ao seu Mapa Estratégico.

As perguntas também envolveram questões sobre a visão de futuro da JF5, que é “elevar o grau de reconhecimento perante a sociedade como uma justiça acessível, ágil, efetiva, inovadora, sustentável e transparente”. Sob esse aspecto, a maioria dos respondentes acredita que têm impacto na visão de futuro os objetivos estratégicos ligados à agilidade da prestação jurisdicional, priorização da tramitação dos processos judiciais que tratem de corrupção e improbidade administrativa, adoção de soluções alternativas de conflitos, promoção da sustentabilidade ambiental, econômica e social, entre outros.

A consulta disponibilizou, ainda, um espaço para que os participantes sugerissem temas que acreditam ser importantes para integrar o Planejamento Estratégico 2021-2026. Segurança institucional, acessibilidade e valorização dos servidores foram alguns dos pontos apontados.

O relatório completo com o resultado final da consulta pública está disponível na área Portal da Transparência>Audiências e Consultas Públicas, disponível no site do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5.


Autor: Divisão de Comunicação Social do TRF5

 Imprimir 

Top