Logo da República do Brasil - Justiça Federal da 5ª Região
Link do Tribunal Regional Federal da 5ª Região
Imagem do Portal da Justiça Federal
Portal da Justiça Federal da 5ª Região TRF5 Sustentável Selo Justiça em Números

Presidente do TRF5 participa de palestra comemorativa aos 50 anos do Unipê

10/06/2021 às 14:02:00

Jubileu de ouro da instituição também foi lembrado durante sessão do pleno da Corte

O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, desembargador federal Edilson Nobre, participa, no próximo dia 21/06, a partir das 16h30, da palestra “Constituição, Direitos Humanos e Desenvolvimento”, evento que integra as comemorações dos 50 anos do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). O magistrado, que também é professor da Faculdade de Direito do Recife (FDR/UFPE), debaterá o tema ao lado do subprocurador geral da República e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Luciano Mariz Maia.

Realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Direito do Unipê (Mestrado em Direito e Desenvolvimento Sustentável), a palestra será aberta ao público, que poderá acompanhar a transmissão do evento, ao vivo, por meio de uma plataforma do Centro Universitário.

No início da sessão do Pleno do TRF5, realizada na última quarta-feira (9), foi proferida uma manifestação de louvor pelo jubileu de ouro do Unipê. Paraibano, o desembargador federal Rogério Fialho ressaltou a importância da parceria que a instituição de ensino superior tem mantido, ao longo das décadas, com a Seção Judiciária da Paraíba. O magistrado foi um dos primeiros agraciados pelo Centro Universitário com a Medalha do Mérito Acadêmico Afonso Pereira.

Durante as parabenizações proferidas pelo Colegiado ao meio século de história do Unipê, o desembargador federal Alexandre Luna, que também é paraibano, lembrou que chegou a lecionar Direito Romano na instituição.

Criada em 21 de junho 1971, no antigo Mosteiro de São Bento, e então denominada Ipê, a instituição foi fundada por Afonso Pereira da Silva, José Loureiro Lopes, José Trigueiro do Vale, Flávio Colaço Chaves, Manuel Batista de Medeiros e Marcos Augusto Trindade. Em novembro do mesmo ano, firmou um convênio com a Prefeitura Municipal e integração da Universidade Autônoma de João Pessoa, e recebeu autorização para abertura e funcionamento das faculdades de Pedagogia e Licenciatura, Ciências Jurídicas e Sociais, Educação Física, Administração, Comunicação, Artes, Psicologia e Pesquisa Marinha.


Autor: Divisão de Comunicação Social do TRF5

 Imprimir 

Top